Notícias

PUNTA BLU CONTRARIA MOMENTO DOS SHOPPINGs NO BRASIL

 

Apesar da crise que assola a economia brasileira e bate direto no comércio varejista, em todas modalidades, bem como  serviços e turismo o PUNTA BLU SHOPPING de Bombinhas seguiu na contra mão desta realidade e alcançou um crescimento 158% chegando ao nível de 60% de seus espaços. Das 51 e 3 quiosques que compõem existentes estão ocupadas 31 lojas e 02 quiosques um salto impressionante.

É bom lembrar que o Punta Blu foi inaugurado há um ano (23.12.15), e embora algumas lojas tenham fechadas durante o ano de 2016, foram logo em seguida ocupadas gerando boas expectativas em relação aos próximos anos.

Considerando que a crise alcança o seu ápice neste momento, no caso de Bombinhas amenizada pelo incremento do movimento turístico que aquece a economia entre dezembro e abril, a retomada do crescimento da economia do Brasil a partir do segundo semestre de 2017, aponta para a continuação desta performance. A administração tem planejado chegar no fim de 2017 início de 2018 com 100% das lojas em operação. Embora tenha reduzido o movimento de turistas brasileiros nesta temporada, período das festas de fim de ano, a presença dos argentinos, uruguaios e paraguaios a partir de janeiro deve elevar o nível dos negócios e incrementar positivamente os números – ora desfavoráveis – deste fim de 2016.

Abaixo matéria do Jornal ESTADÃO que mostra como PUNTA BLU se portou em 2016, diferente dos demais shoppings pelo Brasil.

Administração PUNTA BLU SHOPPING

Shoppings fecham mais lojas do que abrem pela 1ª vez em 12 anos

Dados da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) apontam queda de 12,9% na quantidade de estabelecimentos

O segmento de lojas de shoppings encolheu em 2016, encerrando o ano com menos pontos de venda em operação do que 2015, apesar de novos empreendimentos terem sido inaugurados. Dados da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) apontam uma queda de 12,9% na quantidade de lojas este ano, que chegou a 121,6 mil ao final de 2016 ante 139,7 mil no ano anterior. É a primeira vez que a Alshop detecta uma diminuição na quantidade de lojas ao longo de um ano pelo menos desde a transição de 2004 para 2005, quando começou a ser feito o levantamento sobre a indústria de shoppings brasileira.

O recuo na quantidade de lojas acontece mesmo com a inauguração de shopping centers novos em 2016. De acordo com a Alshop, foram 19 empreendimentos que entraram em operação este ano, uma desaceleração em relação às 25 inaugurações de 2015. Para o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, o número de lojas encolheu como resultado do fechamento de pontos de venda no ano. Já a inauguração de shoppings novos, diz, tem ocorrido com uma menor taxa de ocupação desses empreendimentos. Ele avalia que shoppings inaugurados nos últimos três anos ainda estão com 5

Vendas em queda – As vendas em lojas de shopping caíram 3% no Natal de 2016 na comparação com igual período do ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). O desempenho foi apurado por meio de pesquisa feita com 150 empresas de varejo associadas à entidade. A Alshop considera que as famílias gastaram menos neste Natal em meio a uma restrição no acesso ao crédito, taxas de juros elevadas e desemprego. Segundo constatou a entidade com base em dados do SPC Brasil, o gasto médio dos brasileiros com presentes de Natal caiu cerca de 5% este ano ante 2015.

A Alshop calcula que existam 761 shoppings no Brasil, excluindo-se as chamadas galerias comerciais, que são 168. Outros 42 shoppings estão em construção, mas a entidade espera que apenas um terço deles seja inaugurado em 2017.

(Com Estadão Conteúdo)